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Aluno do IPVC desenvolve software que gere assistência a sem-abrigo

Pedro Pereira, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, desenvolveu uma solução web para centro de acolhimento

A estudar Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), Pedro Pereira optou por dedicar o seu projeto à causa social. Estreitando as relações da escola e do instituto com a comunidade, Pedro desenvolveu um software para ajudar a associação Metamorphys e, em particular, o seu Casulo Abrigo que presta assistência a sem-abrigo.

Sob a orientação de Sara Paiva, docente da unidade curricular de Projecto IV, a ferramenta foi desenhada de forma a estar disponível a partir de qualquer posto com ligação à internet e a cobrir todos os serviços prestados pela associação. A existência do software permitiu uma gestão mais apurada dos recursos técnicos e humanos disponíveis e, consequentemente, um maior apoio aos utentes da instituição. A desburocratização dos processos internos e a passagem a uma gestão administrativa paper-free é parte do objetivo desta implementação.

Nas funcionalidades que estão contempladas pelo software, encontram-se a gestão de utentes, gestão de relatórios psicológicos, gestão de relatórios de diligências, gestão de relatórios sociais e gestão de fichas clínicas. O projeto é considerado pela instituição “uma ajuda inestimável na gestão diária do CAT” que acrescenta ainda que não só é uma ferramenta útil como “um instrumento informático original, prático, e versátil”.

Para Jorge Ribeiro, coordenador da licenciatura em Engenharia Informática da ESTG-IPVC, esta é uma forma de “fomentar a consciência cívica e social dos nossos alunos que não só percebem a influência que a tecnologia pode ter na comunidade, como imediatamente podem constatar os resultados diretos das ações de responsabilidade social”. Já nas palavras de Ana Mafalda Ribeiro, diretora técnica do Casulo, o trabalho de Pedro Pereira “ajudou a tornar o trabalho da instituição mais simples e eficaz, uma vez que agilizou a circulação da informação, economizou recursos e potenciou um trabalho técnico mais profissional”.

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