A correta utilização do hífen é muitas vezes um poço de dúvidas que vem assombrar a escrita de quem tenta aplicar as regras de hifenização, acabando por cometer graves erros ortográficos. O problema inspirou Daniela Rodrigues, finalista da licenciatura em Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana,que desenvolveu, como projeto de final de curso, a aplicação móvel para Android “Ficas-te ou Ficaste?”, já disponível na Play Store, que consiste num jogo educativo para a língua portuguesa focado na correta utilização do hífen.
Em comunicado, o IPVC referiu que a ideia para este projeto partiu do “conhecimento geral da dificuldade de algumas pessoas para usarem corretamente a língua portuguesa“.
Jorge Ribeiro, coordenador do Curso de Engenharia Informática, realçou a importância da realização deste tipo de projetos.
“Esta vertente prática é uma forma de fomentar a consciência cívica e social dos alunos que não só percebem a influência que a tecnologia pode ter na comunidade, como imediatamente podem constatar os resultados diretos das suas ações tanto na comunidade civil como na vertente de responsabilidade social”, explicou, acrescentando que o projeto ACAPO (aplicação informática para auxiliar os invisuais), o projeto Methamorphys/Casulo Sem Abrigo (aplicação informática para auxiliar a gestão dos utentes) e o apoio formativo aos jovens da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo e a turmas com necessidades especiais são exemplos disso.
“Com o sucesso destes projetos abre-se o mote para alunos de outros cursos, como dos CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais – e de outras licenciaturas participarem conjuntamente na realização de novas ações e aplicações informáticas de mais valia para a comunidade civil“, adiantou ainda Jorge Ribeiro.
Por seu lado, Sara Paiva, docente orientadora do projeto, que contou igualmente com a orientação linguística da docente Maria José Azevedo, acrescentou que “a motivação para projetos que envolvam aplicações móveis é crescente por parte dos alunos e, mais ainda, quando lhes são propostos projetos com utilidade prática como este”.
A aplicação “Ficas-te ou Ficaste?”, que já foi divulgada à Associação de Professores de Português e a várias Escolas Secundárias do distrito de Viana do Castelo, terá em breve continuidade para iPhone, podendo igualmente ser desenvolvida por alunos do CTeSP de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação.