Ponte de Lima decidiu este ano avançar com a realização da primeira feira da lampreia do Lima, evento que estava agendado para o primeiro fim-de-semana de Março. Mas eis que, subitamente, a autarquia liderada por Vitor Mendes decidiu antecipar o evento e realizar já no próximo fim-de-semana a feira da lampreia e dos sabores, coincidindo com o Rally à Lampreia, realizado há 37 anos em Monção.
A Rádio Caminha tentou contactar o autarca de Ponte de Lima para perceber esta súbita mudança de planos, mas ainda não conseguiu chegar à fala com Vitor Mendes.
Já em Monção, as reacções são na tentativa de desvalorizar o sucedido. O novo vereador da Cultura, Paulo Esteves, diz que o Rally à Lampreia já tem 37 anos e está bem enraizado na Cultura local, não precisando, por isso, de grande divulgação para atrair centenas de visitantes. De resto, são esperados mais de 30 participantes no próximo Domingo e restaurantes cheios em Monção.
No próximo fim-de-semana há eventos gastronómicos em, pelo menos, cinco municípios do Alto Minho: o Rally à Lampreia, em Monção; a Feira Gastronómica da Lampreia e dos Sabores, em Ponte de Lima; a promoção da lampreia nos restaurantes de Viana do Castelo; o Fim-de-Semana Gastronómico de Caminha, que aposta no robalo; a Feira do Fumeiro, Artesanato e Vinhão, em Ponte da Barca. Todos em simultâneo, muitos promovendo exactamente a mesma coisa, concorrendo entre si, não se percebendo, por isso, o papel da CIM Alto Minho na definição estratégica da promoção turística regional, nomeadamente no que diz respeito ao turismo gastronómico.
A Rádio Caminha tentou ouvir o presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, mas não conseguiu entrar em contacto.
Desvenda o mistério o vereador da Cultura de Monção: não há estratégia! Cada município define o que muito bem entende, mesmo que ao lado tenha outro concelho a promover exactamente o mesmo evento e na mesma data. Algo que em Monção, garante, procuram evitar.