Dezoito das mais emblemáticas casas senhoriais dos concelhos de Ponte de Lima e Viana do Castelo vão abrir portas, excecionalmente, para visitas guiadas pelos proprietários, no âmbito do projeto europeu VINCULUM, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a Câmara de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, explicou que a iniciativa, intitulada “Vínculos com (a) história: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima”, é organizada pelo projeto europeu VINCULUM, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).
A ação conta com a parceria do município de Ponte de Lima, da TURIHAB — Associação do Turismo de Habitação e da Patrimonium — Gestão e Promoção de Bens Culturais.
Para “acompanhar e agilizar as visitas foi constituído um corpo de cerca de 40 voluntários, estudantes dos 11.º e 12.º anos da escola secundária de Ponte de Lima”.
As visitas, “realizadas mediante inscrição ‘online’, serão complementadas com duas conferências subordinadas ao tema da casa e dos jardins históricos, sendo oradoras a arquiteta paisagista Teresa Andresen e a jornalista Paula Moura Pinheiro, respetivamente”. Já nos dias 22 e 29 de setembro, às 18:00, o programa inclui um momento musical e um verde de honra, nos jardins do Paço de Calheiros e da Casa Grande de Sá.