Há mais de três décadas que o distrito de Viana do Castelo perde população. É a conclusão a que chega o Conselho Estratégico de Opinião Vianense, um organismo estatutário do PSD. Aquela entidade estudou o período compreendido entre 1981 e 2013 e verificou que a taxa de natalidade no distrito de Viana do Castelo é inferior à média registada na Região Norte e também a nível nacional. Em contrapartida, a taxa de mortalidade é superior.
Segundo o Conselho Estratégico do PSD, isto significa que o distrito de Viana do Castelo está a desaparecer em termos demográficos, com perdas de população sobretudo nos municípios do interior.
Os deputados do PSD eleitos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo estiveram reunidos com aquele organismo e chegaram à conclusão que é preciso agir para tentar inverter esta tendência.
Eduardo Teixeira fala em discriminação positiva do ponto de vista económico, mas não enumera medidas concretas que o Governo também social democrata deva tomar de imediato para contrariar a tendência demográfica registada no Alto Minho.