17 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 25 Junho, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoAlto Minho: Fórum transfronteiriço sobre controlo da vespa velutina reúne especialistas e...

Alto Minho: Fórum transfronteiriço sobre controlo da vespa velutina reúne especialistas e stakeholders

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza no próximo dia 23 de novembro, a partir das 14h00, nas suas instalações de Ponte de Lima, um fórum transfronteiriço sobre “Controlo da vespa velutina nos ecossistemas do Alto Minho”.

Dirigido a apicultores, técnicos municipais, operacionais, mas, sobretudo, ao público em geral, este evento pretende contribuir para o aumento da literacia sobre a vespa velutina e promover a partilha de conhecimento entre os participantes, contando para o efeito com a participação de especialistas nesta temática.

O programa apresenta três painéis distintos, abordando desde a avaliação do impacto da vespa velutina no Alto Minho, perspetivas e estratégias transfronteiriças de vigilância, prevenção e controlo da espécie invasora até impactos e desafios nos ecossistemas, na apicultura e na saúde pública.

Estão já confirmados como oradores Alberto Dias, da APIMIL – Associação dos Apicultores de Entre Minho e Lima; Joaquim Mamede Alonso, da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Ester Ordóñez, presidente da Indicación Xeográfica Protexida Mel de Galicia; e Maria del Carmen Seijo Coello, da Universidade de Vigo. Serão moderadores dos painéis Nuno Vieira e Brito, coordenador do NUTRIR – Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar do IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Paulo Carmo, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; e Ana Paula Carvalho, da DGAV – Direção-Geral da Alimentação e Veterinária.

A abertura do fórum estará a cargo de Manoel Batista, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, e de Vasco Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima. Manuel Gonçalves, presidente da Federação Nacional de Apicultores de Portugal, fará o encerramento da sessão.

Inserido no projeto “Controlo Vespa 2.0| Estratégia de Prevenção e Controlo da Vespa Velutina nos Ecossistemas do Alto Minho”, cofinanciado pelo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e dinamizado pela CIM Alto Minho, em colaboração com os municípios seus associados, este fórum transfronteiriço representa o culminar deste projeto, que permitiu analisar, caracterizar e dimensionar o estado demográfico da vespa velutina no território e o impacto da sua ocorrência ao nível da biodiversidade, socioeconómico e da saúde pública.

O programa completo da iniciativa e o formulário de inscrição encontram-se disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares