12.4 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 13 Fevereiro, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoAgitação Marítima forte: Autoridade Nacional desaconselha passeios junto ao mar e pesca...

Agitação Marítima forte: Autoridade Nacional desaconselha passeios junto ao mar e pesca lúdica

Em comunicado, a AMN lembra que as previsões do estado do mar apontam para um agravamento da agitação marítima entre as 18h00 de quinta-feira e a noite de sábado, com ondulação com uma altura significativa de seis metros e uma altura máxima que poderá atingir os 10 metros. São ainda esperados ventos com intensidade média de até 35 km/h, podendo ocorrer rajadas até 65 km/h.

Tendo em conta este quadro, é recomendado o reforço da amarração e uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, bem como evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias.

“Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, é outra das recomendações.

Sete distritos do continente estão até sxta sexta-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso engloba os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, que estarão primeiro sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 21:00 de quinta-feira, passando depois a laranja.

O aviso laranja vai prolongar-se entre as 21h00 de quinta-feira e as 18h00 de sexta-feira. Também os distritos de Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo entre as 03h00 e as 18h00 de sexta-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares