10.9 C
Caminha Municipality
Sábado, 10 Maio, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoCerveira e Tomiño avançam com Orçamento Participativo transfronteiriço

Cerveira e Tomiño avançam com Orçamento Participativo transfronteiriço

Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho, e Tomiño, na Galiza, vão lançar em 2017 o primeiro Orçamento Participativo (OP) transfronteiriço da região Norte de Portugal-Galiza, no valor de 20 mil euros, anunciou a autarquia portuguesa.
Em comunicado, a Câmara de Vila Nova de Cerveira adiantou que o montante previsto no projeto-piloto do OP “será repartido em partes iguais pelos dois concelhos para propostas nas áreas de intervenção cultural, juventude, educação e ação social”.
“O objetivo é desafiar (…) as populações de ambas as margens a refletirem sobre projetos comuns que gostariam de ver concretizados”, adiantou o município.
A decisão de lançar o OP transfronteiriço foi tomada esta semana em reunião do Comité de Gestão Estratégica (CGE) da Amizade Cerveira-Tomiño, constituído pelos dois autarcas – Fernando Nogueira e Sandra González -, onde foi ainda criada a figura do Provedor de Cidadania Transfronteiriça e lançado o projeto intergeracional “Desporto para Todos”.
As iniciativas conjuntas agora anunciadas integram-se na “Agenda de Cooperação Transfronteiriça – Amizade Cerveira Tomiño” lançada na sequência da “Carta da Amizade”.
O documento, assinado pelas duas autarquias em junho de 2014, e que prevê a partilha de equipamentos públicos, tem como objetivo “preparar um futuro em comum através da concretização de projetos que proporcionem uma maior cooperação cultural, desportiva, urbanístico-ambiental entre os dois concelhos vizinhos”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares