8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Romaria de S. João D'Arga pode ser hoje classificada como uma...

Caminha: Romaria de S. João D’Arga pode ser hoje classificada como uma das “7 Maravilhas da Cultura Popular”

A Romaria de São João d’Arga pode ser hoje classificada como uma das “7 Maravilhas da Cultura Popular”. Ultrapassadas com sucesso, todas as etapas da iniciativa da RTP, a candidatura apresentada pelo Município de Caminha venceu a totalidade das eliminatórias e participa hoje na final, transmitida em direto pela RTP1, a partir de Bragança. A votação é decisiva e continua durante todo o dia de hoje, sábado, através do 760 207 761.

O programa “7 Maravilhas da Cultura Popular” é transmitido hoje, entre as 10h00 às 13h00, na RTP 1, sendo retomado pelas 14h50 e até cerca das 19h00. A partir das 21h50, a programação da RTP 1 continua a falar de “maravilhas”, com a Gala Final, apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato.
A Romaria de São João d’Arga está pois a um passo de ser eleita como uma das “7 Maravilhas da Cultura Popular” e a possível classificação constitui uma importante mais-valia para o evento, mas sobretudo para todo o concelho, que afirma assim a sua história, as suas tradições, a sua notoriedade e o seu prestígio.
Recorde-se que a Romaria tem carácter anual e uma história de séculos, tendo como cenário o Santuário de São João d’Arga, local onde se encontra a capela que tem o nome do santo. É conhecida, principalmente, pelas suas danças e cantares e pela beleza típica dos trajes coloridos das suas romeiras, característicos do Alto Minho. Nela encontramos a riqueza das danças como o Vira, a Rosinha, o Malhão, a Góta da Serra d’Arga, a Cana-verde, a Tirana, etc., num encontro espontâneo de grupos de tocadores de concertinas, cantadores e dançarinos aos quais se juntam os romeiros no adro da capela.
Os vencedores das “7 Maravilhas da Cultura Popular” serão conhecidos hoje durante a gala. Para a RTP, “das muitas razões que explicam porque Portugal está, hoje, na moda, uma das mais marcantes é seguramente a sua base cultural e a importância da sua cultura popular. Fruto do nosso desenvolvimento social e cultural, e ao contrário de muitos países, que se renderam às maravilhas da globalização, resultando na indiferenciação e quebra de autenticidade, Portugal afirma-se hoje pelos seus valores únicos e pela dimensão da sua multiculturalidade, onde a expressão da sua autenticidade se encontra em cada um de nós, em cada aldeia, vila ou cidade”.
Além da RTP 1, os programas têm emissões na RTP Internacional América, RTP Internacional e RTP Internacional Ásia.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares