Após insistência da Deputada do Alto Minho Liliana Silva, Ministra da saúde responde informando que a abertura deste centro ainda não tem data marcada
Em resposta à pergunta da deputada do Alto Minho Liliana Silva, sobre a necessidade urgente de abertura do centro de diálise de Monção, a Ministra da saúde responde que o processo ainda se encontra em análise de necessidade, assim como do seu custo benefício para efeito da celebração da convenção.
Segundo a deputada Liliana silva, esta resposta é “ inaceitável, porque está tudo pronto para funcionar e os Monçanenses e todos os alto Minhotos no geral merecem melhores condições. Não podemos aceitar que, com um equipamento pronto e preparado para receber utentes, a população do Vale do Minho tenha que andar de transporte para outros concelhos mais distantes .”
A Ministra refe no seu ofício que ainda está a analisar o custo benefício deste centro.
No entanto é claro que, para além do bem estar dos utentes, que deve ser sempre a prioridade de quem decide nestas matérias, também é de referir a poupança que se teria ao evitar o dinheiro gasto em transporte de utentes, para outros concelhos mais distantes, quando têm um espaço, completamente equipado e pronto a ser utilizado mesmo à sua porta.
O Centro de hemodiálise, da Santa Casa da Misericórdia de Monção está completamente equipado e pronto a ser usado.
O seu funcionamento evitaria os constrangimentos decorrentes da deslocação de dezenas de utentes para Ponte de Lima por forma a efetuarem os seus tratamentos.
Liliana Silva remata a sua indignação afirmando “ Tanto tempo para decidir e assinar um protocolo é no mínimo, um ataque a todo o Alto Minho. Isto é uma situação lamentável.
O Alto Minho e os Monçanenses merecem mais respeito e celeridade no tratamento dos processos por parte da tutela.”
O Centro de Diálise de Monção não será usado por quem mais precisa nos próximos tempos, conforme resposta da Ministra da Saúde, Marta Temido, que informa que ainda estão a analisar os benefícios da celebração desta convenção.