10.3 C
Caminha Municipality

Abertura do Centro de Diálise de Monção ainda se encontra na fase de análise de necessidades

Data:

Após insistência da Deputada do Alto Minho Liliana Silva, Ministra da saúde responde informando que a abertura deste centro ainda não tem data marcada

 

Em resposta à pergunta da deputada do Alto Minho Liliana Silva, sobre a necessidade urgente de abertura do centro de diálise de Monção, a Ministra da saúde responde que o processo ainda se encontra em análise de necessidade, assim como do seu custo benefício para efeito da celebração da convenção.

Segundo a deputada Liliana silva, esta resposta é “ inaceitável, porque está tudo pronto para funcionar e os Monçanenses e todos os alto Minhotos no geral merecem melhores condições. Não podemos aceitar que, com um equipamento pronto e preparado para receber utentes, a população do Vale do Minho tenha que andar de transporte para outros concelhos mais distantes .”

A Ministra refe no seu ofício que ainda está a analisar o custo benefício deste centro.

No entanto é claro que, para além do bem estar dos utentes, que deve ser sempre a prioridade de quem decide nestas matérias, também é de referir a poupança que se teria ao evitar o dinheiro gasto em transporte de utentes, para outros concelhos mais distantes, quando têm um espaço, completamente equipado e pronto a ser utilizado mesmo à sua porta.

O Centro de hemodiálise, da Santa Casa da Misericórdia de Monção está completamente equipado e pronto a ser usado.

O seu funcionamento evitaria os constrangimentos decorrentes da deslocação de dezenas de utentes para Ponte de Lima por forma a efetuarem os seus tratamentos.

Liliana Silva remata a sua indignação afirmando “ Tanto tempo para decidir e assinar um protocolo é no mínimo, um ataque a todo o Alto Minho. Isto é uma situação lamentável.

O Alto Minho e os Monçanenses merecem mais respeito e celeridade no tratamento dos processos por parte da tutela.”

O Centro de Diálise de Monção não será usado por quem mais precisa nos próximos tempos, conforme resposta da Ministra da Saúde, Marta Temido, que informa que ainda estão a analisar os benefícios da celebração desta convenção.

 

 

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Buscas pelos três pescadores desaparecidos em Caminha retomadas na terça-feira

As buscas pelos três pescadores desaparecidos no naufrágio de...

Pescadores de Caminha asseguram que mestre do barco que naufragou era experiente

A Associação de Pescadores de Caminha afirmou hoje que...

Arcos de Valdevez: Obras de requalificação de cineteatro na origem de incêndio

As obras de requalificação do cineteatro Alameda, Arcos de...

Executivo caminhense reúne esta quarta-feira em reunião ordinária

O Executivo caminhense vai reunir esta quarta-feira, dia 17...