Um encontro internacional para reflectir sobre o estado de arte dos festivais e o seu contributo para o desenvolvimento das respectivas regiões, em particular nos territórios de baixa densidade. É o objectivo do COURAge to THINK que está a decorrer hoje e amanhã no Centro Cultural de Paredes de Coura e que é uma espécie de aquecimento para o festival que arranca na quarta-feira naquela vila do Alto Minho.
O autarca local, Vitor Pereira, sublinha que o objectivo é trocar conhecimentos e perceber como será possível potenciar os festivais de música, que já são verdadeiros dinamizadores económicos das regiões.
No COURAge to THINK participam organizadores de festivais, artistas, investigadores, jornalistas, promotores e decisores políticos.
Um evento que vai incluir conversas e encontros profissionais, estando aberto a todos os que se interessam pelo fenómeno.
O programa do COURAge TO THINK está estruturado em quatro painéis temáticos que abordam temas tão diversos como as relações dos festivais com os lugares onde acontecem, o papel dos públicos no sucesso dos eventos culturais ou os impactos económicos e turísticos gerados pelos grandes eventos, para além de uma reflexão sobre o futuro da indústria musical.
No âmbito do evento serão também apresentadas duas plataformas internacionais de festivais, que se apresentam como oportunidades de intercâmbio, investigação e colaboração. O encontro conta com a presença de duas dezenas de oradores de Portugal, Espanha e Reino Unido.