8.2 C
Caminha Municipality

Caminha: Praia do Forte do Cão renova galardão de qualidade como “Praia ZERO Poluição”

Data:

A Praia do Forte do Cão, em Âncora, voltou a ser distinguida este ano com o prémio de qualidade “Praia ZERO Poluição”, uma diferenciação positiva com grande grau de exclusividade e excelência, já que a Associação ZERO identificou apenas 81 Praias ZERO Poluição em Portugal. A praia caminhense é, aliás, uma das poucas distinguidas na zona Norte.

Na sua comunicação, a ZERO refere o Pacto Ecológico Europeu, em particular no âmbito do Plano de Ação para a Poluição Zero, e explica que uma “Praia ZERO Poluição” é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares. A associação detalha ainda mais, referindo: “a partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente, a Associação ZERO identificou as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2022, 2023 e 2024), não só tiveram sempre classificação ‘Excelente’ como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais). Isto é, em todas as análises efetuadas não houve sequer a deteção de qualquer unidade formadora de colónias. Consideram-se três anos por corresponder ao período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de fevereiro de 2006, relativa à gestão da qualidade das águas balneares, para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear”.

As praias do concelho de Caminha foram distinguidas, também nesta época balnear, com vários galardões. Ainda este mês, a Quercus anunciou a atribuição do selo de “Qualidade Ouro” a quatro praias do concelho de Caminha, três delas marítimas e uma fluvial. São contempladas as praias oceânicas de Âncora – Forte do Cão, Moledo e Caminha e a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

Também no passado dia 30 de abril, ficamos a saber que o concelho vai erguer quatro Bandeiras Azuis. Três praias marítimas hasteiam a Bandeira Azul em 2025: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo e Praia do Forte do Cão, assim como a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...