12.8 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 17 Abril, 2025
spot_img
InícioOpiniãoUm Caminho para Caminha: Infraestruturas – Priorizar, Recuperar, Organizar - Desportivas...

Um Caminho para Caminha: Infraestruturas – Priorizar, Recuperar, Organizar – Desportivas e Culturais

“…Al andar se hace camino
Y al volver la vista atrás
Se ve la senda que nunca
Se ha de volver a pisar
Caminante no hay camino,
sino estelas en la mar…”

António Machado Ruiz, Cantares

Um Caminho para Caminha
6. Infraestruturas – Priorizar, Recuperar, Organizar
b. Desportivas e Culturais

Se há área na qual o Município de Caminha se pode orgulhar do seu trabalho, é a área da Cultura e Desporto. Nos últimos 12 anos, a implantação, manutenção e aperfeiçoamento das infraestruturas que permitem aos caminhenses e centenas de milhar de turistas, usufruir e praticar desporto e as atividades culturais que mais apreciam, tem sido excelente.

Basta passear pelas frentes marítima e ribeirinhas do concelho, usufruindo de passadiços impecáveis porque todos os anos são limpos e renovados nos danos que o tempo e as intempéries provocam, para se sentir como esse trabalho é frutífero.

A ecovia pedonal e ciclística da marginal de Caminha é um exemplo a nível nacional pelo seu cuidado, pelas acessibilidades e pelo conforto e proteção que oferece, quer em relação aos veículos que circulam na estrada quer em relação ao desnível para o rio.

Se formos para a Serra d’Arga dá gosto e facilita imenso a caminhada, a marcação dos trilhos, as estruturas de apoio e suporte nos troços mais difíceis, o cuidado com os ecopontos e para ninguém deixar lixos, aliás, logo no Centro interpretativo somos recebidos com toda a informação e apoio em caso de necessidade.

Os pavilhões gimnodesportivos existentes no concelho estão em excelentes condições, quer estruturais quer de manutenção, com tudo impecável e limpo.

As piscinas municipais, além do usufruto de todos os estudantes e todos os caminhenses, permitem realizar competições que sempre atraem muitos participantes e contribuem para a evolução dos praticantes locais.

Em termos fluviais e marítimos as excelentes condições dos vários pontais e cais flutuantes desde Lanhelas à Esteiró, na avenida entrepontes e pelo Rio Coura acima, permitem aos remadores do caminhense fácil acesso aos rios e a todos os praticantes de modalidades aquáticas usufruir de tais estruturas em total segurança.

Em termos culturais o mesmo excelente panorama, em todas as freguesias e lugares há estruturas que a Câmara ajudou a renovar e ajuda a manter para os eventos culturais, desde os mais tradicionais até aos mais modernos.

E porque, é uma fusão de desporto, cultura e fé, o que dizer do Caminho de Santiago?

– Pois as marcações, limpezas e estruturas de apoio das várias alternativas do Caminho dentro do Concelho de Caminha são apontadas como exemplo nacional e até na Galiza.

Tudo está bem sinalizado, em vários idiomas, as indicações para os vários albergues, as indicações avisando que o ferry está sem funcionar há 4 anos, quais as alternativas, nada que enganar. Em Caminha não acontece como noutras terras, já alguém encontrou um peregrino perdido ou a passar duas vezes no mesmo lugar porque seguiu as setas?

Por isso, na área das infraestruturas desportivas e Culturais, o que se pode pedir mais à Câmara Municipal de Caminha?

-apenas que continue sempre a fazer como até agora porque afinal, como disse Salazar, “tudo está bem assim e não poderia ser doutra maneira”.

Carlos Novais de Araújo
14 de Abril de 2025

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares