Vila Praia de Âncora: “Não se deixem enganar!” apela Carlos Castro a propósito da requalificação da Praça da República

Data:

O recente anúncio da Câmara Municipal de Caminha acerca da futura requalificação da Praça da República em Vila Praia de Âncora, cujo valor está incluído no pedido de empréstimo que a Câmara pretende contrair (e que foi aprovado em reunião do executivo), tem sido alvo de duras críticas. Carlos Castro, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, que está em limitação de mandato, considera ser uma manobra do partido socialista para garantir votos naquela freguesia nas próximas eleições autárquicas de 2025. Também Liliana Silva da Coligação O Concelho em Primeiro (OCP) fez a mesma acusação na última reunião do executivo de dia 6 de Novembro.

“É uma obra de vaidade e de luxo, um investimento de 300 a 400 mil euros, que não vai servir a população de Vila Praia de Âncora”, acusa Carlos Castro num vídeo que publicou na rede social Facebook, onde mostra o esboço que foi criado por um arquiteto vianense, a pedido de alguns membros da Comissão do Centenário de Vila Praia de Âncora.

Para o autarca, há intervenções muito mais urgentes que necessitam de ser feitas na sua freguesia e considera que a Praça da República não necessita de nenhuma requalificação. “É uma obra recente, está digna, está em condições”, diz Carlos Castro.

Veja o vídeo abaixo ou no Facebook.

 

Câmara Municipal de Caminha vai contrair um empréstimo para realizar esta e outras obras

Recorde-se que a Câmara Municipal de Caminha aprovou na reunião de Câmara de 6 de Novembro, com os votos contra da OCP, a possibilidade da contração de um empréstimo de médio e longo prazo até 2 milhões e 900 mil euros, por sete anos, para a realização de várias obras no concelho de Caminha, entre elas a requalificação da Praça da República em Vila Praia de Âncora.

Liliana Silva Rcc 6 Nov 2024

Para Liliana Silva da OCP, a contração deste empréstimo “é despesismo, é luxo, é para ir buscar votos” e só acontece porque “no próximo ano há eleições e a Câmara precisa de apresentar obra que não conseguiu fazer nos últimos 3 anos.”

Nessa reunião, a vereadora da oposição salientou ainda que a proposta apresentada pela Comissão do Centenário de Vila Praia de Âncora para requalificação da Praça da República (que o autarca Carlos Castro mostra no vídeo) não foi sequer unânime no seio daquela comissão e também não é representativa da vontade da generalidade da população daquela freguesia.

Liliana Silva desafiou mesmo a Câmara a colocar o assunto em discussão pública, consultando desta forma a população. Rui Lages, presidente da Câmara Municipal de Caminha, justificou a decisão daquela obra na vontade demonstrada pela Comissão do Centenário de Vila Praia de Âncora, não demonstrando até ao momento abertura para fazer a discussão pública deste investimento.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Presidente da República dá hoje início às comemorações do Dia de Portugal na ilha Terceira

O Presidente da República, António José Seguro, vai dar...

Prisão preventiva para homem suspeito de coação sexual e perseguição em Ponte da Barca

O Tribunal de Ponte da Barca determinou a prisão...

Município de Caminha abre concurso para atribuição de seis habitações em regime de arrendamento apoiado

O Município de Caminha abriu concurso para atribuição de...

Governo assina 28 contratos-programa para recuperar zonas ribeirinhas e costeiras afetadas por tempestades

O Governo assinou ontem 28 contratos‑programa no âmbito da...