Afinal a vaga de assaltos que desde o final do mês de setembro e durante o presente mês de outubro se registaram no concelho de Caminha, principalmente aos fins de semana, não se resumiu apenas a furtos em estabelecimentos comerciais.
O Jornal C sabe que dos 12 assaltos confirmados pela GNR, 5 foram a estabelecimentos comerciais, 2 em residências, um em veículo, um em anexo e três em outros locais. Isto mesmo foi confirmado pelo Comando Territorial de Viana Castelo em resposta a algumas questões dirigidas àquela força policial pelo Jornal C – O Caminhense.
Ainda segundo aquele Comando, todas as situações já foram comunicadas ao Ministério Público “através dos respetivos autos de notícia”, refere.
Na resposta, a GNR sublinha que “desenvolveu e encontra-se a desenvolver, nos termos da lei, todas as diligências inerentes aos processos de investigação”.
“Importa referir que, a Guarda tem estado particularmente atenta aos acontecimentos na zona descrita, garantido o empenhamento de várias valências da Guarda em ações coordenadas de patrulhamento, fiscalização e sensibilização, promovendo assim a visibilidade e segurança pública na área em apreço”, acrescenta o Comando Distrital.
Por último a GNR sublinha que “a denúncia deste e qualquer outro crime é extremamente importante, para que os recursos existentes sejam empenhados segundo uma lógica de prioridades, após ponderação e análise dos vários critérios de decisão, sendo fundamental o conhecimento das ocorrências/situações que se vão verificando na zona de ação. Significa que existe a necessidade, por parte de vítimas ou lesados, da formalização de queixa ou informação de situações que possam enquadrar algum ilícito criminal, sendo a denúncia fundamental para auxiliar a monitorização do fenómeno e a gestão operacional dos recursos disponíveis para áreas onde o crime poderá ser mais incidente”.
Como o Jornal C teve oportunidade de noticiar, foram vários os assaltos registados em estabelecimentos comerciais do concelho de Caminha, nomeadamente na vila e também na freguesia de Lanhelas.
Caminha: Onda de assaltos varre comércios aos fins de semana desde o fim de Setembro
Relativamente aos prejuízos resultantes dos assaltos, outra das questões colocadas pelo Jornal C, a GNR não prestou qualquer esclarecimento. Também não disse se iria haver reforço de policiamento.
Foto da notícia meramente ilustrativa