País: Portugal vai poder pescar 2.296 toneladas de bacalhau junto ao Canadá

Data:

Portugal vai poder pescar 2.296 toneladas de bacalhau em 2024 na zona 3M, junto à Zona Económica Exclusiva (ZEE) do Canadá, um aumento de 92% face a 2023, anunciou hoje o Ministério da Agricultura e da Alimentação.

“Este aumento é muito positivo para a frota bacalhoeira portuguesa, tanto mais que vem no seguimento do aumento já verificado em 2023, quando foi possível aumentar a quota em 52,5%, contribuindo para o reforço da rentabilidade desta frota e para que esta espécie tão apreciada continue a chegar às nossas mesas pelas mãos dos nossos pescadores”, afirmou a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, citada em comunicado.

As negociações decorreram na 45.ª reunião anual da Organização das Pescas do Atlântico Noroeste (NAFO), no Palácio de Congressos Mar de Vigo, em Espanha, entre segunda e sexta-feira, sublinhou.

Em termos nacionais, o destaque das negociações incidiu no `stock´ de bacalhau na zona 3M, cujo Total Admissível de Captura (TAC) foi estabelecido em 11.708 toneladas, referiu o Ministério da Agricultura.

“Os restantes `stocks´ de relevo para Portugal mantiveram as mesmas possibilidades de pesca”, salientou.

A NAFO é uma Organização Regional de Gestão de Pescas que tem por objetivo gerir, numa base multilateral, os recursos de pesca situados no alto mar, numa zona contígua à ZEE do Canadá.

 

Lusa

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Uma semana em cheio para a pianista Ancorense Mercedes Noronha Rego

Pouco mais de 24 horas depois de ter concluído,...

Ferryboat Sta. Rita de Cássia: Preso em Espanha, sem licença para regressar e à espera de abate

Na sequência da notícia publicada pelo Jornal C - O...

Futuro do infantário de Vilar de Mouros ainda está por decidir – Câmara

A vereadora da Educação da Câmara de Caminha afirmou...