11.8 C
Caminha Municipality

Governo garante que hospital distrital mantém todas as especialidades médicas

Data:

Os autarcas do Alto Minho obtiveram a garantir do secretário de Estado da Saúde de que não vão encerrar quaisquer especialidades médicas no hospital distrital de Viana do Castelo.

Os presidentes dos 10 municípios da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho estiveram reunidos esta semana com o secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, e com representantes da Administração Regional de Saúde do Norte para perceber que implicações vai ter na região a aplicação da portaria 82/2014 de 10 de Abril, que implica, entre outras, o encerramento da maternidade distrital.

Da parte do governante, receberam a garantia de que tudo vai continuar na mesma, sem o encerramento de quaisquer especialidades médicas.

Recordo que os municípios contestam a privatização da EGF por implicar a consequente privatização da Resulima, cujo capital social é detido em 51 por cento pela Empresa Geral de Fomento.

Ontem mesmo, os 6 municípios do Vale do Minho seguiram o exemplo dos vizinhos do vale do Lima e interpuseram uma providencia cautelar para evitar a consequente privatização da Valorminho, responsável pela recolha e tratamento do lixo produzido na região.

Os autarcas dizem temer que a privatização implique as tarifas cobradas aos municípios por tonelada de lixo recolhida, actualmente nos 19 euros.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...