10.7 C
Caminha Municipality

JMJ: Diocese de Viana do Castelo vai acolher cerca de 1.400 jovens de 12 países

Data:

A diocese de Viana do Castelo vai receber cerca de 1.400 jovens estrangeiros no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), oriundos de 12 países, disse hoje o responsável pela organização.

Segundo Domingos Meira, a quase totalidade dos jovens ficará em famílias de acolhimento.

“Apenas 57 jovens oriundos de duas dioceses do Reino Unido não ficarão em famílias e acolhimento, mas devido a “regras próprias deles”, referiu.

Os restantes serão acolhidos por cerca de 500 famílias, em todos os arciprestados da diocese.

“Tivemos alguns cuidados, em todos os casos haverá um responsável maior e cada família tem de acolher um mínimo de dois jovens”, disse ainda Domingos Meira.

Às famílias cabe assegurar o alojamento e o pequeno-almoço, além de poderem também acompanhar os jovens noutras atividades.

Os jovens vão ficar em Viana do Castelo entre 26 e 31 de julho, seguindo depois para Lisboa, para a Jornada Mundial da Juventude.

São, maioritariamente, oriundos da França e da Polónia e foram eles que escolheram a diocese de Viana do Castelo.

“Uns porque fizeram os Caminhos de Santiago e gostaram do que viram, outros por influência dos emigrantes, mas todos eles é que nos escolheram e estamos muito gratos por isso”, disse o bispo de Viana do Castelo, João Lavrador.

Em alguns casos, e segundo Domingos Meira, têm-se registado dificuldades com a obtenção de vistos, nomeadamente para os jovens oriundos da Costa do Marfim e da Bolívia.

A diocese preparou todo um programa de acolhimento, que passa por visitas a monumento, noites de “bailarico e do churrasco”, arruadas com concertinas e eventos culturais.

Da comitiva estrangeira que vai estar em Viana do Castelo na semana anterior à JMJ fazem ainda parte quatro bispos auxiliares (três da França e um da Polónia) e cerca de 50 padres.

A diocese garante estar preparado “todo um programa de segurança” que envolve várias autoridades, como forças policiais, Proteção Civil e organismos ligados à saúde.

Considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, a Jornada Mundial da Juventude deverá reunir este ano em Lisboa cerca de 1,5 milhões de pessoas.

As principais cerimónias, que vão contar com a presença do Papa Francisco, decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

As jornadas nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Sporting Club Caminhense arrancou à meia noite com as comemorações do centenário do clube

O Sporting Club Caminhense (SCC), Clube de Remo do...

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...