O PP liderado por Roberto Carrero, alcançou ontem, domingo, a vitória no concelho galego de A Guarda, mesmo em frente a Caminha, nas eleições municipais de Espanha.
Segundo os resultados divulgados pelo jornal La Voz de Galicia, o PP conseguiu oito dos 17 mandatos no Executivo.
O BNG, Bloco Nacionalista Galego foi a segunda força mais votada com 5 vereadores eleitos.
O PSOE foi o grande derrotado nas eleições de ontem ao passar de 6 vereadores conquistados em 2019 para 3.
O ESCO estreia-se no Executivo de A Guarda com a eleição der um vereador.
A nível nacional o Partido Popular (PP) é o grande vencedor das eleições municipais e regionais em Espanha, com mais 700 mil votos do que o Partido Socialista (PSOE). O PP garantiu a maioria absoluta em Madrid, tanto na Câmara Municipal, como no Governo Autonómico, e conseguiu roubar ainda alguns territórios importantes da esquerda no resto do país.
No final da jornada eleitoral, Alberto Nuñez Feijóo saiu à varanda da sede do partido em Madrid, para festejar a vitória com as centenas de militantes que ali se deslocaram. “É um orgulho poder dizer, sete anos depois, que o PP ganhou as eleições municipais e autonómicas”, começou por dizer o líder do PP. “Recuperámos a melhor versão do nosso partido, onde cabe a imensa maioria dos cidadãos espanhóis. Espanha começou um novo ciclo político, é a vitória de outra forma de fazer política e Espanha deu-nos a sua confiança”, disse.