12.7 C
Caminha Municipality

Rio Minho é palco de simulacro de naufrágio

Data:

O rio Minho é a esta hora palco de um naufrágio encenado. No âmbito da Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha, o ARIEM, um projecto de Assistência Recíproca Inter-regional em matéria de Emergências, está a simular um naufrágio naquele rio internacional. Uma operação que envolve  30 organismos dos dois lados da fronteira com o objectivo de testar a capacidade de articulação dos meios de socorro e salvamento.

O simulacro  está a decorrer em Vila Nova de Cerveira, junto ao antigo embarcadouro.

A operação prevê a existência de 13 vítimas, entre mortos e desaparecidos, e envolve a Autoridade Portuguesa de Protecção Civil, o INEM, diversas corporações locais de bombeiros e equipas da PSP e da GNR com diferentes especialidades.

Do lado galego participam forças e especialidades idênticas, a que acresce um helicóptero de busca e salvamento.

O ARIEM-112 é um projecto transfronteiriço existente na Galiza, Castela e Leão e na Região Norte de Portugal que tem como objectivo estabelecer mecanismos de colaboração entre as entidades de emergência dos dois lados da fronteira.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...