País: Ano novo preços novos

Data:

Ano novo preços novos. 2023 vai ficar marcado pelo aumento generalizado de preços que os consumidores irão pagar pelos serviços que usam no dia-a-dia. Ainda assim, com base nas mais recentes previsões do Banco de Portugal, depois de a taxa de inflação atingir os 8,1% em 2022, neste novo ano, a subida média dos preços apenas deverá atingir 5,8%.

Quer isto dizer que os preços vão descer?

Não, vão continuar a subir, mas menos do que subiram em 2022.

A eletricidade, por exemplo, vai aumentar para quem está no mercado regulado, mas também para alguns clientes que passaram para o liberalizado, pressionada pelos preços do gás natural, usado para produzir eletricidade.

As portagens também registam acréscimos, assim como as rendas, ainda que limitadas pelo Governo, tendo em conta o impacto da inflação nestes preços.

O preço do pão deverá voltar a subir em função do aumento dos custos das matérias-primas e da energia, mas também impactado pela atualização do salário mínimo nacional.

No que toca às telecomunicações, a Altice Portugal, dona da Meo, vai proceder à atualização dos preços a partir de fevereiro, sendo que os clientes que têm apenas voz fixa e os reformados com plano reformados estão excluídos deste aumento. Ainda não é conhecida a posição das restantes operadoras.

Quanto aos transportes também deverão aumentar, assim como as portagens, as rendas, o gás e a eletricidade.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Liga de Bombeiros quer criar licenciatura para acesso ao comando de corporações

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) apresenta hoje um...

Incêndios: Cerca de 50 concelhos de nove distritos em perigo máximo

Cerca de 50 concelhos do interior, nos distritos de...

Investimento de 1M transforma imóveis do Estado em equipamentos culturais no Alto Minho

Os imóveis que o Estado transferiu, terça-feira, para as...