17 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 6 Maio, 2025
spot_img
InícioNotíciasPolíticaPolítica: PSD de Caminha garante que o concelho "está a ser enganado...

Política: PSD de Caminha garante que o concelho “está a ser enganado nas contas municipais há 9 anos”

O PSD veio hoje, através de um comunicado enviado às redações, lamentar “a falta de verdade que soa das palavras do presidente da Câmara Municipal” e afirmou que “o Concelho está a ser enganado nas contas municipais nos últimos 9 anos”.

No documento, o PSD diz lamentar “as inverdades proferidas pelo presidente da Câmara Municipal de Caminha na última Assembleia Municipal, que insiste reiteradamente, em não prestar as verdadeiras contas do município aos munícipes , à oposição e ao Tribunal de Contas”. ( doc. Anexo).

Segundo o PSD “não é verdade que a Câmara Municipal de Caminha só tenha 4 grandes credores”, conforme afirmou o presidente da Câmara na última reunião da Assembleia Municipal.

“Tem mais credores , um dos quais é o Banco Europeu de Investimento a quem é preciso pagar a dívida da água acumulada desde 2015, que ascende a mais de 6, 7 milhões de euros por faturas que o município deixou de liquidar,  por opção da inteira responsabilidade do atual presidente da Câmara.

Constatamos o desnorte completo na área financeira, da responsabilidade do Presidente da Câmara, conforme se provou na Assembleia Municipal, surgindo três informações diferentes  de serviços do Município de Caminha para o mesmo pedido de esclarecimento acerca dos valores dos compromissos plurianuais”.

Para o PSD “é grave a afirmação do Presidente que o Município tem dívidas à Pólis Litoral Norte , mas que como é do Estado pode esperar.

E se todos os credores da Câmara não lhe pagassem com base no mesmo argumento?!

Como é  organismo público pode esperar?!

Isto é grave e mostra o tipo de gestão política danosa e irresponsável que tem sido feita nos últimos anos.

Sabemos todos que as obras de ecovias feitas pela Pólis Litoral Norte no concelho não foram pagas. Tivemos as obras, andaram de bicicleta com Ministros a inaugurar, mas não as pagaram. Como se diz na gíria popular é andar a fazer festa com o dinheiro dos outros.

O Presidente mente quando afirma, acerca do pedido de empréstimo para saneamento financeiro formulado pelo Município, e cita-se “ o Tribunal de Contas não nos deixou contrair o empréstimo”.

Conforme é público foi a própria câmara que desistiu desse pedido porque não quis prestar todas as informações que o Tribunal de Contas exigia.  Aliás, foi aprovado pela maioria socialista, em Câmara e Assembleia Municipal, a desistência desse pedido por vontade do próprio executivo”.

O PSD não tem dúvidas que as dívidas do Município “são tão elevadas que o próprio Tribunal de Contas questiona o executivo sobre “ dívidas a fornecedores de curto prazo acumuladas na ordem dos 29 milhões de euros”.

29 milhões de euros onde se enquadram as dívidas a fornecedores de bens essenciais, como a água e a limpeza do município, mas tem em dia o pagamento de milhares de euros das assessorias de imprensa, como a da Manuela Couto, mulher do ex-presidente da Câmara de Santo Tirso, e outros valores exorbitantes só para, como dizia esta senhora num relatório enviado ao município e cita-se “colocar a imagem do Presidente da Câmara nas televisões nacionais”.

Segundo os sociais democratas “a gestão municipal continua sem norte e no plano financeiro tem acumulado erros que estão a pesar nos bolsos de todos os caminhenses.

A consequência direta dessa gestão são as taxas urbanísticas elevadíssimas, Imi mais alto do País, a água mais cara do distrito e a retenção do IRS maior.

A gestão municipal dos últimos 9 anos tem consequência direta no bolso dos caminhenses que vêem os seus impostos aumentados para pagar os devaneios e as más decisões políticas do atual executivo”, concluem.

CamScanner 03-16-2022 11.29

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares