O Partido Socialista venceu, este domingo, as eleições legislativas com maioria absoluta. No total, os socialistas, liderados por António Costa, conseguiram 117 deputados, que correspondem a 41,68 por cento do total da votação.
O PSD, de Rui Rio, voltou a ficar no segundo lugar, conseguindo 76 deputados (menos seis). Iniciativa Liberal (8 deputados . tinha apenas um), Chega (12, tinha apena um) ultrapassaram Bloco Esquerda (5, tinha 19) e CDU (6, tinha 12) e PAN (1, tinha 4), com o Livre a ganhar novamente representação parlamentar, com Rui Tavares a ser eleito por Lisboa.
Por último, nota para a saída do CDS-PP do Parlamento. Um dos partidos fundadores da democracia, não conseguiu qualquer eleito, pela primeira vez na sua história.
PS só não vence nas Argas
No concelho de Caminha o Partido Socialista venceu em praticamente todas as freguesias, à exceção das Argas onde venceu o PSD.
O PS com 4072 votos alcançou 44,92% da votação no concelho.
O Partido Social Democrata (PSD) foi o segundo partido mais votado no concelho de Caminha conquistando 31,40% da voto (2.847 votos).
O terceiro partido mais votado com 6,29% é o Chega (570 votos).
Com 4,21% e 3,14 segue-se o Bloco de Esquerda (382 votos) e o PCP-PEV (285 votos).
A Iniciativa Liberal (IL) conquistou 2, 89% da votação (262 votos)e o CDS fica-se pelos 1,59% (144 votos).
Dos 16.057 inscritos votaram 9.066 eleitores.
PS vence em 9 dos 10 concelhos do distrito de Viana
À exceção de Ponte de Lima, o Partido Socialista venceu nos restantes 9 concelhos do distrito de Viana do Castelo alcançando 42,06% da votação (53.435 votos).
O PSD com 43.414 votos conquistou 34,17% da votação e é o segundo partido mais votado.
Assim sendo o PS elege 3 deputados: Tiago Brandão Rodrigues, Marina Gonçalves e José Maria Costa.
O PSD elege igualmente 3 deputados: Jorge Manuel Salgueiro Mendes; Maria Emília e Sousa Cerqueira e João Carlos Araújo Rêgo Montenegro.
O Chega foi o terceiro partido mais votado seguindo-se o BE, o CDS e PCP.
“Vitória Histórica” considera distrital do PS
Para a distrital do Partido Socialista, esta vitória do PS no distrito foi histórica”. Em comunicado, aquela concelhia lembra que o resultado obtido nestas eleições legislativas “é o segundo melhor de sempre”, permitindo-lhe eleger três deputados e ganhar em nove dos dez concelhos do Alto Minho.
No comunicado, a distrital do PS saúda todos os alto-minhotos que votaram e fizeram com que a abstenção regredisse, bem como aos cidadãos que tornaram possível o processo eleitoral.