Vigo continua na corrida para a instalação de uma grande fábrica de produção de baterias de lítio.
O projeto, defendido pela Câmara de Vigo, tem a aprovação do ministério da indústria.
O consórcio responsável pelo projeto acredita que existem “fortes possibilidades” que a zona de Vigo, na Galiza, venha a ser uma forte candidata à instalação desta fábrica “já que se situa relativamente perto do Norte de Portugal onde existem as maiores reservas de lítio da Europa”.
Hoje mesmo reuniu por video conferência Maros Sefcovic, vice presidente da Comissão europeia e presidente da Europe Batteries Alliance, com o alcaide Abel Caballero para falarem sobre as potencialidades da fábrica de Vigo.
A ser assim, é caso para questionar se este posicionamento estratégico não terá já na mira a Serra d’Arga, onde o Governo pretende avançar com um projeto de mineração com vista à prospeção e exploração de lítio naquele local.
Apesar da forte contestação por parte da população e das autarquias, estará a Serra d’Arga livre de perigo? Será que a criação de uma área de paisagem protegida é suficiente para afastar o perigo e de vermos esventrada aquela que é considerada um dos ex-libris do nosso património natural?
Será que enquanto nos entretêm com projetos e promessas de que tudo vai correr bem, outros interesses mais altos e pouco claros se vão “cozinhando” nos bastidores?
Muitas perguntas para poucas respostas mas a verdade é que tudo parece alinhar-se com vista a um resultado que para nós, alto minhotos e caminhenses em particular, será tudo menos um fim feliz.
Os espanhóis já estão na corrida e nós vamos ficar à espera que aconteça?
C.A.