11.8 C
Caminha Municipality

(A)Braços de Mar | DAC em articulação com os Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora

Data:

Envolvendo as turmas A, B e C do oitavo ano do terceiro ciclo do ensino básico da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, a 14 e 15 de novembro foi dado cumprimento à articulação prevista no Domínio da Autonomia Curricular (DAC) com os Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

Integrando as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química, pensando nos temas disciplinares “A Terra, um Planeta com Vida” e “As reações Químicas”, respetivamente, aos Bombeiros Voluntários desta Vila coube o acolhimento e partilha de experiências vividas no domínio das combustões e sustentabilidade.

Acolhidos pelo Bombeiro de 1ª e Chefe de Equipa Permanente, Rui Amorim, bem como pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, Daniel Araújo, os alunos conheceram o quartel da corporação, os espaços mais relevantes para o desenvolvimento operacional das suas ações diárias e ainda perceberam a importância para a comunidade da existência da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, razão que deve mobilizar um número crescente de jovens para a sua ação solidária ao serviço dos bombeiros.

Já na sala de formação, em formato de aula, foram apresentadas as noções teóricas adstritas às combustões, confrontando o saber científico dos alunos com as práticas e experiências vividas no combate a incêndios, tanto em meio natural florestal como em meio urbano.

Ficou claro que o conhecimento teórico do fogo, enquanto combustão viva, e dos incêndios, na qualidade de fogo não confinado, são as bases do combate organizado e a diferença entre uma ação capaz e consequente de uma qualquer outra iniciativa, mesmo que bem intencionada.

Mas esta “aula” incluiu ainda uma atividade prática, dotando os alunos de saberes na identificação de combustíveis e comburente, bem como de como agir no domínio da identificação da eclosão e declínio de chamas.

Em condições de segurança, foi realizado o aquecimento de material combustível, sem chama, provando a capacidade inflamável dos gases libertados, promovendo-se, posteriormente, a sua combustão viva.

Os Domínios da Autonomia Curricular prevêem a articulação e a adequação ao meio, gerando oportunidades de incremento na qualidade das aprendizagens, fruto do significado que as mesmas têm sobre os alunos. Esta articulação resultou de uma planificação mais abrangente e que conduz ao estudo dos Recursos e Sustentabilidade, no seio do tema aglutinador (A)Braços de Mar, e contou com a pronta colaboração dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, tanto do corpo ativo como da sua presidente, Dra. Laurinda Araújo. É reconhecido o papel singular dos bombeiros neste envolvimento com a escola, a sua capacidade e adequabilidade às faixas etárias alvo desta articulação e à competência na organização de dinâmicas que valorizam o saber, e com ele, a escola.

 

 

JCR | GabCom

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...