10.2 C
Caminha Municipality

Serra d’Arga em Caminha é um dos nove locais onde a prospeção de lítio vai mesmo avançar

Data:

A Serra d’Arga em Caminha é um dos nove locais assinalados pelo Governo para uma potencial prospeção e exploração de lítio.

Isto mesmo terá sido praticamente confirmado pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Soares, em resposta às preocupações manifestadas pelas deputadas eleitas por Viana do Castelo, Liliana Silva e Ilda Novo do PSD e CDS/PP.

Segundo a deputada Caminhense Liliana Silva, já não restam grandes dúvidas de que a prospeção de Lítio na Serra d’Arga será uma realidade se nada for feito para travar o processo.

Os concursos para a referida prospeção e exploração deverão avançar em breve e dos doze locais inicialmente sinalizados apenas 3 foram excluídos por serem zonas de área protegida o que não é o caso da Serra d’Arga cuja classificação é posterior ao estudo como explica a deputada.

Se a prospeção e extração de lítio avançar na serra d’Arga, Lilina Silva não tem dúvidas que os impactos serão devastadores e a destruição será maciça.

Para a deputada social democrata está não é uma questão partidária e só a união poderá travar este processo destruidor deste território.

Ainda que o ministro tenha deixado ontem a garantia que o processo só avançará para a exploração se houver uma declaração de impacto ambiental positiva, isso não deixa descansada a deputada.

Apesar da autorização da prospeção e extração do Lítio ser uma competência do Governo, a deputa considera que as forças vivas do distrito também têm uma palavra a dar sobre esta matéria e paleou à união de esforços para travar este processo.

Contactado o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves remeteu para mais tarde uma declaração sobre esta materia.

 

 

 

 

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Governo e fundações unem esforços para reconstruir a região Centro do país

Realizou-se esta tarde (dia 7 de abril) na Central...

Viana do Castelo: Autocarros urbanos deixam de ser gratuitos na segunda-feira

A cobrança de bilhete ou passe nos autocarros urbanos...

Caminha: Presidente da Câmara preocupada com incêndios de verão

A presidente da Câmara de Caminha, Liliana Silva, manifestou...

APA diz que “dificilmente haverá condições” para reabrir bar na praia de Moledo

O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) admitiu...