Apresentadas 30 medidas da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas

Data:

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou ontem, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal, a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, explicou que o processo foi iniciado em 2015, com a adesão do município a um projeto-piloto a nível nacional para a definição de estratégias de adaptação às alterações climáticas. A Estratégia Municipal inclui as grandes preocupações de Viana do Castelo no que diz respeito ao território, infraestruturas, proteção e erosão costeira e florestas, entre outras.

Dentro do projeto, o município vai receber, ainda esta semana, cinco novos veículos elétricos, para renovar a frota municipal, considerando o autarca que este é um contributo importante do município para a sustentabilidade ambiental e para uma efetiva redução de emissão de gases de carbono.

O Presidente da Câmara referiu que o município Viana do Castelo foi selecionado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa para integrar o projeto europeu Bridging European and Local Climate Action (BEACON) juntamente com 33 municípios da Bulgária, República Checa, Alemanha, Grécia, Polónia, Portugal e Roménia. O projeto BEACON vai proporcionar a partilha de experiências e recolha de ensinamentos e boas práticas dos países envolvidos.

Presente na apresentação, o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, referiu que Viana do Castelo é um dos municípios que mais cedo começou a preocupar-se com as questões ambientais, indicando que a autarquia vianense começou mais de uma década a trabalhar esta área.

Na sessão, o Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Nuno Lacasta, indicou que, atualmente, cerca de 60 municípios do país têm ou estão em vias de ter estratégias de adaptação às alterações climáticas, ao abrigo do programa Programa Adapt, iniciado em 2010.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Presidente da República dá hoje início às comemorações do Dia de Portugal na ilha Terceira

O Presidente da República, António José Seguro, vai dar...

Prisão preventiva para homem suspeito de coação sexual e perseguição em Ponte da Barca

O Tribunal de Ponte da Barca determinou a prisão...

Município de Caminha abre concurso para atribuição de seis habitações em regime de arrendamento apoiado

O Município de Caminha abriu concurso para atribuição de...

Governo assina 28 contratos-programa para recuperar zonas ribeirinhas e costeiras afetadas por tempestades

O Governo assinou ontem 28 contratos‑programa no âmbito da...