Depois de um primeiro semestre marcado por quedas mensais consecutivas do número de desempregados no concelho de Caminha, os últimos números oficiais deste ano, divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), relativos ao mês de julho, confirmam a tendência e estabelecem um novo mínimo histórico daquele indicador.
Atualmente, segundo o boletim das Estatísticas Mensais por Concelhos publicado pelo IEFP, o concelho de Caminha regista um total de 307 pessoas sem emprego, registadas naquele organismo. Este e outros boletins, que contêm informação ao nível dos concelhos do Continente, podem ser consultados online, no sítio oficial do IEFP, em https://www.iefp.pt/estatisticas.
O novo mínimo em matéria de número de desempregados no concelho de Caminha corresponde também ao valor mais baixo deste século e ao menor de sempre desde que há registo oficial.
Tendo em conta o primeiro semestre de 2018, os números indicavam já que o concelho de Caminha atingira, no mês de junho, o valor de desempregados mais baixo do século XXI (354) e o segundo mais baixo desde que há registo oficial. Julho não só confirma toda a tendência de 2018 e dos últimos anos, como estabeleceu um novo mínimo.
Recorde-se que, em 2013, o IEFP registava em Caminha mais de mil pessoas desempregadas. A partir daí, esse indicador tem descido sustentadamente e de forma contínua. Em janeiro deste ano o número de desempregados rondava já os 500 e nos meses seguintes, em todos sem exceção, esse valor desceu, cifrando-se agora, como referimos, nos 307.