11.3 C
Caminha Municipality

A partir de 1 de janeiro de 2018 os contratos e a ligação às redes de água e saneamento em Ponte de Lima passam a ser gratuitas

Data:

No cumprimento daquilo que são as diretivas da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e em resultado do aumento do preço de compra de água e recolha de saneamento às Águas do Norte, bem como, do alcance da promoção da adesão às redes e o equilíbrio financeiro do sistema, o Município de Ponte de Lima aprovou, na Reunião de Câmara do passado dia 18 de dezembro, a alteração tarifária relativamente ao abastecimento de água e drenagem de águas residuais para o ano de 2018.

Destas medidas destaca-se a implementação, pela primeira vez, da ligação gratuita, a partir de janeiro de 2018, às redes de abastecimento de água e de saneamento, para todos aqueles cuja habitação diste até 20 metros da rede pública de abastecimento na perspetiva de com isto aumentar a percentagem de adesão/ligação às redes. Foi ainda aprovada a inclusão de um tarifário bonificado especialmente para as IPSS’s e a existência das tarifas social e das famílias numerosas, preservando as bonificações dos valores das tarifas fixas e variáveis, que tem considerável bonificação.

Conforme referido o conjunto de medidas adotadas tentou conjugar aquilo que são as obrigações impostas pela Entidade Reguladora e o aumento do valor que o Município terá de pagar às Águas do Norte, sem com isso sobrecarregar financeiramente as famílias e instituições tornando o novo tarifário perfeitamente aceitável para as mesmas. O novo tarifário considera, por isso, um ajustamento de apenas 1,75 % de aumento do valor global da fatura. No caso de uma família que consuma uma média de 15 m3/mês vai implicar um acréscimo na sua despesa de apenas 42 cêntimos por mês, para quem tem ligação às redes de água e saneamento, sendo apenas de 21 cêntimos para quem tem ligação apenas à rede de abastecimento de água.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...