Escola Básica e Secundária do vale do Âncora comemorou o 5 de outubro

Data:

A relevância histórica dos momentos e das datas que em Portugal ditam a celebração especial da República não deixou de ser marcada na Escola Básica e Secundária (EBS) do Vale do Âncora. A implantação da República, a 5 de outubro de 1910, foi assim comemorada com o entusiasmo do conhecimento e da exploração temática, levando os alunos dos 3º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico de Vila Praia de Âncora a apresentarem os seus trabalhos, no entusiamo do concurso criado para o efeito. Da reprodução de bandeiras realizada por estes alunos percebe-se a criatividade desenhada no quadro da ação pedagógica da escola e do agrupamento, na fidelidade aos princípios do rigor histórico que desde cedo se promove.

A par desta iniciativa, a Biblioteca Escolar realizou uma mostra de obras relacionadas com os símbolos da Nação – o Hino e a Bandeira.

Como nota, fica a lembrança de que Vila Praia de Âncora é também uma referência do republicanismo, sendo mesmo pela ação de Luís Inocêncio Ramos Pereira, Senador da República, filho de José Bento Ramos Pereira (benemérito de Riba de Âncora, à qual doou uma escola) e pai do Vice Almirante Jorge Mais Ramos Pereira (cuja fundação garantiu estudos a muitos ancorenses), que, em 1924, foi possível elevar a freguesia de Gontinhães ao estatuto de vila, a Vila Praia de Âncora que hoje conhecemos.

A EBS do Vale do Âncora mantém assim o registo da sua ação letiva, no enquadramento do tempo e dos factos que marcam a nossa história e, com ela, a nossa identidade.

JCR | GabCom AESP

 

 

 

 

 

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Seis feridos em colisão na AP-9: Presidente da Câmara de Valença sofreu apenas ferimentos ligeiros

Seis pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão...

Regulamento do Alojamento Local de Viana do Castelo entra em vigor no sábado

O regulamento municipal do Alojamento Local (AL) de Viana...

Monção: GNR recupera material furtado

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do...