Misericórdia de Caminha: candidato admite rever contrato de arrendamento de instalações à Câmara

Data:

A Santa Casa da Misericórdia de Caminha é uma das mais ricas instituições da região com um vasto património avaliado em muitos milhares de euros.

Os elementos da Irmandade vão a votos no próximo dia 30 para elegerem as lideranças para a Mesa Administrativa, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Definitório.

Em tempos de crise, e com mais de uma centena de utentes nas várias valências e meia centena de funcionários, a consolidação das contas da instituição e uma melhor gestão do património são duas das metas apresentadas pelos dois candidatos a provedor. Neste sentido, Pedro Giestal fala na necessidade de rever o contrato de arrendamento do edifício do antigo hospital.

Em 2001, a Misericórdia de Caminha arrendou aquele espaço à Câmara para ali instalar os serviços municipais. Trata-se de um contrato estabelecido por 20 anos, ou seja, até 2021, podendo ser denunciado a dois anos do término. Pelo arrendamento do espaço, a Câmara paga à Misericórdia qualquer coisa como 1.700 euros mensais.

Pedro Giestal, mesário na instituição há 12 anos, que era o braço direito do anterior provedor, António Afonso, defende a necessidade de rever um contrato que diz estar subavaliado. A reavaliação do contrato de arrendamento do edifício do antigo hospital começou com o provedor anterior António Afonso e com o anterior executivo camarário liderado por Júlia Paula. Como contrapartida era proposta a permuta do edifício do antigo hospital pelo edifício do Internato Silva Torres, propriedade da autarquia e onde funciona a escola ETAP. Pedro Giestal admite que, se for eleito provedor, as negociações com a autarquia vão continuar.

Carlos Fernandes é o outro candidato a provedor da Santa Casa da Misericórdia de Caminha. O atual provedor interino que substituiu António Afonso diz ser ainda muito cedo para começar a pensar em renegociar o contrato de arrendamento do antigo hospital com a Câmara de Caminha, apesar de admitir que o valor da renda pega pelo município é muito baixo.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Arcos de Valdevez recebeu finais dos Campeonatos Nacionais Sevens Femininos

O concelho de Arcos de Valdevez recebeu as finais...

Câmara de Valença quer concessionar casamatas da fortaleza para comércio

A Câmara de Valença quer concessionar a exploração das...

Cerveira leva “O Crochet Sai à Rua” às Festas do Povo de Campo Maior 2026

A Associação das Festas do Povo de Campo Maior,...