O primeiro navio oceânico Explorer do grupo Douro Azul está a ser construído nos estaleiros navais de Viana do Castelo, da Martifer. A informação foi avançada pelo Jornal de Negócios que adianta que o novo navio “vai fazer cruzeiros de expedição na Antártida”.
Segundo o Jornal de Negócios, o empresário Mário Ferreira, num investimento na ordem dos 70 milhões de euros, encomendou à West Sea, do grupo Martifer, o primeiro navio oceânico do grupo.
Aquela estrutura terá 126 metros de comprimento e 19 metros de largura, terá um peso de 9400 toneladas e uma capacidade para cerca de 200 passageiros e 11 tripulantes.
Além disso, terá uma velocidade de cruzeiro operacional de 16 nós, com um casco reforçado e hélices para atravessar o gelo.
O navio intitulado “MS World Explorer” terá motores Rolls-Royce e, segundo adianta o Jornal de Negócios, “deverá ser lançado à água no final do próximo ano”.
Mário Ferreira, em declarações dadas ao Jornal de Negócios, lamenta “o facto de ter sido chumbada a candidatura deste projecto aos fundos comunitários”, explicando que “a operação será suportada por dois empréstimos obrigacionistas, no valor global de 50 milhões de euros, e o restante com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, do Montepio e do Banco Carregosa”. O projeto do navio foi realizado pelo arquiteto naval italiano Giuseppe Tringali e vai oferecer itinerários de cruzeiros de expedição na Antártida durante quatro meses, entre Novembro e Março, com partida em Ushuaia, cidade situada na ponta sul da Argentina.
As viagens, segmentadas em etapas de 10 dias, terão um preço a rondar “os mil euros por noite”, pode ler-se na notícia.