A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a reabilitar as áreas das entradas poente e norte de acesso à cidade, no âmbito das intervenções do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano. Em causa estão mais de 1.6 milhões de euros para empreitadas que irão qualificar a entrada no Nó do Náutico e do Campo d’Agonia.
Na requalificação da envolvente do Campo d’Agonia estão a ser investidos 500 mil euros para criar espaços verdes e qualificar o espaço em frente ao Campo d’Agonia, onde é efetuada a feira semanal. Na mesma zona, vai arrancar a empreitada de reabilitação do Bairro da Escola Técnica e requalificação do espaço público envolvente e ainda a reabilitação da zona de habitação social da Avenida do Atlântico e requalificação do espaço público envolvente, onde estão a ser investidos 776 mil euros.
Outra das empreitadas é a requalificação da envolvente ao Náutico, um nó viário que irá obrigar a diversas alterações de trânsito de forma a fluir mais rapidamente. Esta obra prevê zonas verdes e diversos melhoramentos, para além da alteração definitiva dos sentidos de trânsito.
Estas empreitadas vão juntar-se às já em cursos na Rua Cidade de Riom e Sport Clube Vianense, onde estão a ser investidos mais 1,7 milhões de euros.
De lembrar que as intervenções integram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do concelho, que prevê três dezenas de intervenções no concelho no valor global de 20 milhões de euros e financiados pelo Norte 2020.