Rui Taxa pediu a demissão do presidente da Assembleia Municipal de Caminha e agora é desafiado pelo próprio Luís Mourão a apresentar uma proposta nesse sentido.
Recorde-se que o líder da bancada do PSD afirmou recentemente numa “ Carta Aberta” que o presidente da Assembleia Municipal de Caminha não era digno do cargo que ocupava, criticando veementemente a forma como Luís Mourão tinha conduzido os trabalhos da Assembleia Municipal Extraordinária do dia 9 de junho, convocada pelo PSD, para discutir o encerramento da Ancorensis – Cooperativa de Ensino.
Depois de ter sido instado a demitir-se, o presidente da Assembleia Municipal usou da palavra no período antes da ordem do dia para lançar um desafio ao deputado Rui Taxa, no sentido deste apresentar ao órgão, uma moção para o afastar do cargo
Na sua intervenção, na última Assembleia Municipal, Luís Mourão lembrou que tinha sido eleito democraticamente pela maioria dos deputados e presidentes de Junta, salientando ser “seu dever e obrigação tratar todos de igual forma.
Relativamente à condução dos trabalhos da reunião de 9 de junho, Luís Mourão lembrou que existem regras e regulamentos internos que têm que ser respeitados.
Luís Mourão lembrou que a Mesa da Assembleia Municipal foi eleita pelos deputados e presidentes de junta por voto secreto e nesse sentido só estes poderão pedir a sua demissão. Assim, o presidente da AM convidou o líder da bancada do PSD, Rui Taxa, a apresentar uma proposta de destituição do Presidente da AM numa sessão extraordinária a convocar para o efeito.