A Câmara de caminha realizou uma intervenção de urgência no final da passada semana, no “Cais da Rua”, procedendo à desobstrução do canal de navegação de acesso.
Em comunicado , a autarquia liderada por Miguel Alves refere que o “município fez todas as diligências no sentido de que fossem repostas as condições para que os pescadores pudessem trabalhar em segurança e a operação fez-se com autorização e acompanhamento de diversas entidades”.
A intervenção foi solicitada pela Associação de Pescadores de Caminha, de forma a que a atividade piscatória, a partir daquele cais, pudesse ter as condições de navegação em segurança.
Para além da desobstrução do canal de acesso ao cais, foi ainda desobstruída a área a montante do mesmo cais, onde atracam os barcos, melhorando a navegabilidade e aumentando as condições de segurança.
“A desobstrução nos pontos críticos é uma necessidade. Caso contrário, as embarcações não podem navegar”, explicou o presidente da Associação de Pescadores, Augusto Porto. Deste modo foi possível evitar que as embarcações tivessem de sair duas horas mais cedo e de regressar uma hora mais cedo, evitando a baixa-mar para navegar em segurança.