Oito meses depois, a situação financeira do Patronato de Nossa Senhora da Bonança, em Vila Praia de Âncora, não melhorou. A instituição, que conta com 64 anos de existência e que já serviu sopa aos pobres, tem um défice que ronda os 5 mil euros mensais.
A sustentabilidade financeira e a segurança do edifício são as principais preocupações do patronato, como explica a directora técnica, Andreia Videira
O pároco Valmedar Fernandes, responsável pela instituição, diz que tem sido muito difícil encontrar dinheiro para responder às obrigações diárias.
A ajuda das instituições públicas, como é o caso da Segurança Social e da Câmara de Caminha, é essencial para a sobrevivência da instituição
Para fazer face às dificuldades, o Patronato Nossa Senhora da Bonança, lançou para este Natal a campanha “Gola Solidária”.
Recentemente, a instituição recebeu ainda uma abóbora gigante que vai não só servir para a alimentação das crianças, seja em sopa ou em doce, mas as suas sementes especiais podem também ser vendidas, como forma de garantir algum financiamento a esta instituição.