A “especialidade da casa mais original” da Confeitaria A Brasileira, a mais antiga confeitaria da cidade de Viana do Castelo e as “torradas mais estaladiças e saborosas” da Doce Giesta foram consideradas as melhores pastelarias de Portugal nas respetivas categorias, pelo júri do concurso “A minha Pastelaria”.
Este concurso, organizado pela Compal, tinha como objectivo dar visibilidade às melhores pastelarias de Portugal, valorizando os bons exemplos, a qualidade dos produtos, a decoração e o atendimento.
A Confeitaria A Brasileira abriu ao público em 1902, em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo, por emigrantes vindos do Brasil. Ainda hoje funciona no mesmo edifício. Tem fabrico próprio de pão e de pastelaria. Ao longo dos anos transformou-se num ícone dos doces típicos da cidade. Aqui encontramos uma das especialidades da casa mais afamadas, o Sidónio, doce feito em homenagem a Sidónio Pais. Os atuais proprietários, ex-emigrantes em França, trouxeram para a casa doces de inspiração francesa, como o ópera, os macarons, entre muitas outras coisas boas que nos deixam com água na boca.
A Pastelaria Doce Giesta abriu ao público no ano de 2010. Tem fabrico próprio de pão e de pastelaria tradicional e regional. Entre as especialidades da casa destacam-se os semifrios, os éclairs de amendoins, os queques, os jesuítas, os pastéis de nata, entre muitas outras coisas boas. Para um lanche ou refeição rápida, a casa tem uma interessante oferta de sandes e de salgados, como pastéis de frango, lanches mistos ou de chouriço. Aqui pode escolher a variedade de pão para a sua torrada.