7.6 C
Caminha Municipality

Alvarinho com futuro decidido hoje

Data:

O futuro do vinho verde Alvarinho fica hoje decidido. A Comissão nomeada para decidir ou não o alargamento da denominação de origem a toda a região dos vinhos verdes está reunida esta manhã em Arcos de Valdevez para tomar uma decisão.

Ao que tudo indica, o alargamento vai ser autorizado com contrapartidas para a sub-região de Monção e Melgaço, até agora detentora da exclusividade de rotulagem com a designação “vinho verde Alvarinho”.

Enquanto a decisão é tomada em Arcos de Valdevez pelas várias entidades envolvidas no processo, na cidade do Porto, frente à sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, dezenas de pessoas manifestam-se contra este alargamento da denominação de origem do Alvarinho.

Um protesto marcado pela divisão entre os dois municípios da sub-região. A manifestação é organizada pela Câmara de Melgaço, mas não conta com o apoio da Câmara de Monção.

O autarca, Augusto Domingues, explicou à Rádio Caminha as razões pelas quais o executivo decidiu mão apoiar o protesto.

 

 

 

Em caso de se confirmar a decisão de alargar a denominação de origem do Alvarinho a toda a região dos vinhos verdes, como tudo indica que irá acontecer, Monção já está disponível para participar em manifestações contra a medida.

 

 

 

“O ALVARINHO É NOSSO!”  É com este “grito de guerra” que dezenas de pessoas estão a esta hora na cidade do Porto a protestar contra a possibilidade de alargar a denominação de origem do vinho verde Alvarinho a toda a região dos vinhos verdes..

Uma manifestação organizada pela Câmara de Melgaço que conta com a participação do presidente da Cim Alto Minho; do deputado socialista Jorge Fão e do Grão-Mestre da Confraria do Alvarinho.

Enquanto isso, em Arcos de Valdevez a Comissão de Viticultura reúne todas as entidades envolvidas no processo naquela que vai ser a última reunião para tomar uma decisão sobre o alargamento.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...