O frio vai sentir-se com mais intensidade nos próximos dias. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera , prevê-se situação de tempo frio e seco, com temperaturas mínimas abaixo do normal para a época; condições para persistência de nevoeiros, que poderão ser gelados em especial nas regiões do interior.
A Direcção-Geral da Saúde recomenda, por isso, a adopção de algumas medidas preventivas como evitar a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura; o uso de várias camadas de roupa; a protecção das extremidades do corpo; a ingestão de bebidas quentes.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil, por sua vez, alerta para os aquecimentos com combustão, como as braseiras e lareiras, que podem causar intoxicação e levar à morte; garantir uma adequada ventilação das habitações; evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono; ter atenção à condução em locais onde se forme gelo na estrada; e especial atenção às pessoas idosas ou em condição de maior isolamento.