É um projecto pioneiro no país que promete revolucionar o sector agrícola. O secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-alimentar vem amanhã propositadamente ao Alto Minho conhecer a Evesport, uma empresa de capitais portugueses e espanhóis implantada no município de Paredes de Coura que está a produzir esponjas vegetais.
A autarquia local liderada pelo socialista Victor Pereira tem apoiado o projecto, que classifica como a pedra de toque para transformar o sector agrícola local, tornando dinâmico e economicamente rentável.
A Evesport está implantada na freguesia de Bico e já começou a produzir as esponjas vegetais num espaço de dois hectares, onde os empresários investiram cerca de 100 mil euros.
Só são conhecidas mais duas plantações do género a nível mundial.
É uma produção natural, amiga do ambiente, geradora de riqueza e que está a ser encarada localmente como uma solução para o sector agrícola, até agora de subsistência.
O presidente da Câmara de Paredes de Coura, Victor Pereira, lembra que o sector da fibra vegetal é deficitário a nível mundial.