Mais de 200 pessoas estiverem envolvidas, hoje, 21 de março, na plantação de mais de 9 mil árvores na freguesia de Merufe, Monção, uma iniciativa que partiu do Rotary Club de Monção.
O Rotary Club de Monção associou-se a Junta de Freguesia de Merufe, que viu 80% do seu património verde arder nos incêndios de 15 de outubro, para realizar uma das maiores iniciativas deste clube nos seus 40 anos de existência.
Os 189 alunos da EBI de Tangil, com idades compreendidas entre 3 e 15 anos, acompanhados dos docentes e assistentes operacionais, tiveram a oportunidade de participar numa iniciativa única e perceber a importância da floresta. Adriana, uma das meninas que plantou uma árvore afirmava: “Esta árvore é minha. Vai chamar-se Adriana e daqui a um ano venho cá vê-la”.
Foi uma manhã diferente para estes alunos que saíram das escolas e puderam participar nesta iniciativa que foi também uma forma de sensibilizar os mais novos. Paulo Esteves, presidente do Rotary Club de Monção, conta como nasceu a iniciativa: “Tínhamos que ajudar a reflorestar Monção e tínhamos que criar impacto na população. Acima de tudo desconstruir a imagem do que é o Rotary. O Rotary é uma organização de profissionais e que se dedica totalmente a comunidade sem esperar retorno nenhum. Sobre esta iniciativa é preciso dizer que foi importante a colaboração da GNR, dos Bombeiros Voluntários de Monção, do Agrupamento de Escolas de Monção, do ICNF, e deixar uma palavra a Junta de Freguesia de Merufe que abraçou este projeto com todo o empenho”.
Houve uma candidatura à Fundação Rotária Portuguesa, por parte do clube de Monção. A Junta de Freguesia, que já tinha previsto fazer uma reflorestação, aproveitou e juntou-se a esta organização para criar uma maior união em torno dos monçanenses. Márcio Alves, responsável máximo da Junta, deixou um agradecimento ao Rotary e a todas as entidades envolvidas neste projeto. “Foi um privilégio ter uma iniciativa destas na nossa aldeia. A nossa freguesia foi totalmente devastada pelos incêndios. Praticamente 80% da freguesia ardeu. Agora queremos organizar a floresta e estamos a trabalhar no plano de gestão florestal da nossa freguesia para que, ordenadamente, possamos ter uma floresta organizada”, referiu Márcio Alves.
Ao todo hoje, dia mundial da árvore, foram plantadas, pelos presentes, cerca de mil árvores de um total de nove mil que vão continuar a ser cultivadas na freguesia nos próximos dias. Sérgio Gonçalves, diretor do Agrupamento de Escolas de Monção, louva a iniciativa e o facto da sensibilização para as crianças. “Esta ação tem um cariz pedagógico. Foi-nos enviada uma proposta de parceira do Rotary Club de Monção, para integrar os alunos nesta ação de reflorestação”, refere o professor.
Este projeto, do Rotary Clube de Monção e da Junta de Freguesia de Merufe, contou com o apoio de várias entidades, entre as quais, a Câmara Municipal de Monção.