As Piscinas Municipais de Vila Praia de Âncora já estão em condições de reabrir, informou ontem a autarquia caminhense em nota enviada à imprensa.
O seu encerramento, na altura envolto em silêncio, levou os presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e Riba de Âncora, Carlos Castro e Paulo Alvarenga, a questionar o executivo na Assembleia Municipal de 28 de Fevereiro.
Recorde-se que o temporal que se abateu sobre o território do concelho, no dia 1 de janeiro, provocou estragos no equipamento mas a autarquia não veio a público dar nenhuma explicação sobre o que lá se passou ao contrário do que fez com outros locais e infraestruturas que também foram afetadas pela intempérie.
A Coligação O Concelho Em Primeiro, em comunicado, acusou ainda os executivos do Partido Socialista de uma “perseguição visceral” às piscinas de Vila Praia de Âncora, ao não tornar o assunto uma prioridade.
O secretário da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Luís Matias, em nova Assembleia Municipal, voltou a questionar o executivo acerca das piscinas.
“Tendo conhecimento que os serviços da Câmara estiveram a informar os utentes, por telefone, que as piscinas vão continuar encerradas sem data para reabrir, pergunto ao senhor presidente para quando está prevista a reabertura das piscinas e peço-lhe que assuma e diga olhos nos olhos à população, o que realmente se passa com as piscinas para ainda continuarem fechadas?”
Em resposta, o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, informou que os danos tinham sido mapeados e submetidos à seguradora da Caminhaequi (empresa responsável pela construção da piscina ao abrigo de uma PPP com o município de Caminha) que iria assumir os danos no que diz respeito ao equipamento grosso.
“Um dos equipamentos pode demorar a estar disponível entre 10 a 12 semanas”, informou ainda o presidente da Câmara.
Segundo nota enviada esta quarta feira à imprensa, as Piscinas Municipais de Vila Praia de Âncora já estão em condições de reabrir – depois de 8 meses encerrada – iniciando-se também ontem os processos necessários para a retoma total da normalidade, designadamente as inscrições dos utentes.