Entrou em fase de conclusão, a obra em curso na Rua da Aguieira, em Azevedo, que se prevê possa terminar até final deste mês, informou a Câmara de Caminha em nota de imprensa. Segundo a autarquia, “a intervenção implicou um investimento global próximo dos 70 mil euros e vem resolver problemas causados pelo temporal de 2023, que fustigou intensamente o concelho de Caminha, causando avultados prejuízos.
Uma após outra, as obras que o município de Caminha se viu obrigado a levar a cabo em função do temporal do ano passado estão em desenvolvimento. Enquanto se iniciam empreitadas em Vila Praia de Âncora, Seixas e Venade, chega praticamente ao fim a intervenção na Rua da Aguieira, na freguesia de Azevedo. O valor de adjudicação foi de 65 989,50€ + IVA, com trabalhos previstos para cerca de três meses”.
A intervenção, explica a autarquia na nota de imprensa, “passou essencialmente pela repavimentação das zonas do arruamento afetadas e reconstrução de um muro de suporte desmoronado, visto genericamente tal arruamento possuir drenagem superficial das respetivas águas pluviais, que devido ao elevado caudal e velocidade excessiva das águas, provocaram o arrastamento de diversos materiais existentes, como o material de revestimento e em alguns locais da própria camada de fundação do arruamento, bem como, um muro de suporte.
Foi também substituída a conduta de drenagem de águas pluviais existente junto do muro que ruiu, que se apresentava obsoleta e de reduzido diâmetro, e que foi substituída por uma tubagem de 400 mm até à linha de água existente a jusante”.