11 C
Caminha Municipality
Segunda-feira, 21 Abril, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoMonção: Grupo de socorristas parte hoje para a Turquia para ajudar nos...

Monção: Grupo de socorristas parte hoje para a Turquia para ajudar nos resgates

Nove elementos da Subzone – Search and Rescue Team, grupo de socorristas de Monção dedicado a buscas e salvamento, vai partir esta sexta-feira numa missão voluntária para a Turquia, onde participará em operações de salvamento e resgate, avança o Jornal O MINHO.

Segundo aquele jornal, “a equipa vai ser coordenada por Gonçalo Nuno Oliveira – coordenador da Subzone – e acontece na sequência do sismo registado na segunda-feira entre Turquia e Síria e que matou mais de 20.000 pessoas”.

Os nove voluntários saíram de Monção às 06:00, rumo a Lisboa, esperando embarcar para a Turquia cerca das 16:00, “após todos os formalismo legais”, disse fonte da equipa a O MINHO.

Segundo a fonte, “esta missão iniciou-se através de contactos com a embaixada turca em Portugal para que a equipa colaborasse nas operações de Busca e Resgate que decorrem após o trágico acontecimento que assolou a região”.

E por considerarem que “ainda há muito a fazer perante esta tragédia de grandes proporções”, todos “estão disponíveis para colaborar e dar o seu melhor”.

A equipa deixa “um enorme agradecimento ao município de Monção, às entidades patronais dos operacionais, bem como a todos os parceiros, apoiantes e patrocinadores”, nomeadamente Município de Monção, Bar dos Bombeiros de Monção, SdC – Soluções de Crédito, Policlínica ProVida, Transportes Santa Bárbara, ENEGE e Freguesia de Cambeses, além dos donativos anónimos.

Se quiser apoiar, pode transferir através de MBWAY (+351914905144) ou transferência bancária para a Subzone, com o IBAN:PT50.0018.0008.04511126020.27. Pode também utilizar o BIC SWIFT: TOTAPTPL.

De acordo com a Afad, organismo de socorro turco, 17.134 cadáveres foram, até agora, retirados dos escombros na Turquia, e 3.162 corpos foram contabilizados na Síria, indica um balanço também oficial.

Estes números elevam para 20.296 o total de mortos nos dois países atingidos pelo sismo de 7,8 de magnitude na escala de Richter, a que se seguiram algumas réplicas de intensidade quase igual.

Notícia Jornal O MINHO

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares