18.9 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 8 Maio, 2025
spot_img
InícioDistritoParedes de CouraMais de 400 manifestantes percorreram as ruas de Viana em protesto contra...

Mais de 400 manifestantes percorreram as ruas de Viana em protesto contra a extração de Lítio na Serra d’Arga

Maia de 400 pessoas desfilaram durante amanhã deste sábado pelas ruas de Viana do Castelo, em protesto contra a extração de lítio na Serra d’Arga e contra os planos de mineração do Governo.

O protesto  foi organizado por vários movimentos cívicos, nomeadamente pelo movimento SOS Serra d’Arga, Corema – Associação de Defesa do Património/Movimento de Defesa do Ambiente e Património do Alto Minho, SOS Terras do Cávado, SOS Serra da Cabreira e Em Defesa da Serra da Peneda Soajo.

Os manifestantes vieram de vários locais, nomeadamente, Alto Minho, Minho e Trás-os-Montes.

O concelho de Caminha juntou-se ao protesto com a presença de muitos caminhense, nomeadamente de Vila Praia de Âncora e das freguesias da Serra d’Arga.

A ex-deputada da AR e atual vereadora do PSD na Câmara de Caminha também marcou presença na manifestação, Liliana Silva não poupou criticas ao secretário de estado João Galamba por ter cancelado a reunião com os autarcas do Alto Minho, referindo mesmo que o secretário de estado se acha acima de tudo e de todos.

“O Senhor Secretário de Estado está ao nível daquilo que tem feito nesta matéria. A achar-se acima de tudo e de todos!”. Sem palavras brandas, foi desta forma que Liliana Silva qualificou este sábado a atitude de João Galamba ao ter cancelado a vinda a Viana do Castelo para uma reunião onde o governante iria apresentar a nova lei das minas às autarquias do Alto Minho. 

O Governo quer criar em 2020 um ‘cluster’ do lítio e da indústria das baterias e vai lançar um concurso público para atribuição de direitos de prospeção de lítio em nove áreas do país.

Para além dos dois contratos já anunciados em Montalegre e Boticas, serão abrangidas as áreas de Serra d’Arga, Barro/Alvão, Seixo/Vieira, Almendra, Barca Dalva/Canhão, Argemela, Guarda, Segura e Maçoeira.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares