O Município vai adquirir um autocarro de passageiros e dois mini-autocarros, viaturas que serão utilizadas sobretudo nos transportes escolares e no apoio às instituições do concelho.
Em comunicado enviado às redações, o Executivo refere que “encontrou uma frota automóvel muito envelhecida e degradada e a substituição, no caso do autocarro, torna-se mesmo obrigatória a partir do final de março, altura em que o veículo deixará de poder transportar crianças, por imposição legal.”
“Neste momento, o Município de Caminha possui um único autocarro de passageiros, adquirido há cerca de quinze anos, ainda por decisão do então presidente Valdemar Patrício e durante o seu mandato. Nos anos subsequentes não foi comprado qualquer outro meio de transporte do género. O autocarro degradou-se e a vida útil aproxima-se do final”, acrescenta.
Conforme explicou o vereador Rui Fernandes na reunião do Executivo em que foi analisada e aprovada a proposta, a decisão “surge da dificuldade que existe nos transportes escolares, porque se trata de uma lacuna que a Câmara Municipal tem”. Referiu ainda que desde que tomou posse apercebeu-se que o parque automóvel escolar está muito degradado, o que pode provocar problemas no futuro.
Rui Fernandes explicou também que o atual autocarro está a obrigar a Câmara a uma despesa mensal muito grande, sendo também certo que, a partir do dia 30 de março, não poderá transportar mais crianças por força da Lei. O vereador da Educação disse que a aquisição destes veículos irá servir para o bem-estar das crianças e apoio a diversas associações do Concelho.
A compra dos veículos foi já autorizada pela Assembleia Municipal.