Valença: município aprovou o orçamento de 17,5 milhões de euros para 2016

Data:

O Município de Valença aprovou o orçamento de 17,5 milhões de euros para 2016. O documento tem como grandes eixos a requalificação urbana da cidade e centro histórico, uma aposta na formação das novas gerações, na promoção turística e novas medidas de apoio às famílias.

Em comunicado, a autarquia liderada por Jorge Mendes adianta que “este é um orçamento estratégico que aposta na sustentabilidade do concelho, no equilíbrio e boas contas municipais e que prima por uma estreita articulação com as Juntas de Freguesia e as demais forças vivas do concelho”.

“A educação continua a ser um eixo estratégico para Valença apostando-se na dinamização do Centro de Inovação e Logística e a Instalação da Escola Superior de Ciências Empresariais, a requalificação do parque escolar da EB 2 e 3 de Valença, bem como um conjunto de medidas de apoio aos alunos e às famílias. O avanço de obras estruturantes e marcantes para Valença como sejam a 2ª fase da requalificação da Cidade Nova (Largo da Lua de Mel e São Sebastião), a conclusão da requalificação da Fortaleza com a 4ª fase, envolvendo a parte norte, a requalificação e transformação do Jardim Municipal num polo de lazer e atratividade da cidade, são algumas das obras que se destacam nas grandes opções para 2016. O turismo continua a ser um grande eixo de dinamização económica de Valença. O concelho aposta na classificação da Fortaleza como Património Mundial, no Turismo Gastronómico, de Natureza e nos Caminhos de Santiago; A dinamização e potencialização dos recursos locais e dos valores coletivos do concelho continua a ser uma das grandes alavancas da cultura e do desporto em estreita parceria com as coletividades e as freguesias do concelho”, pode ler-se no comunicado.

Ainda de acordo com o município de Valença, “o orçamento para 2016 reforça as medidas de apoio social às famílias, este ano com a novidade do I.M.I. Familiar, com uma redução deste imposto. A esta medida junta-se a redução do I.R.S., respeitante à Câmara Municipal até 5%, a favor das famílias. No campo dos impostos Valença aposta na atração de investimentos mantendo o I.M.I. e a Derrama nos valores legais mais baixos, bem como lança a redução do I.M.I. dos prédios requalificados e para habitação dentro da Fortaleza até um valor de 50%, incentivando a requalificação e reutilização dos edifícios do centro histórico”.

Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara, “As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2016 refletem a afirmação do posicionamento de Valença como Concelho atrativo para Viver, Trabalhar e Visitar, reforçando a liderança de Valença no Alto Minho e Euro-região, sempre com o foco no bem-estar coletivo dos valencianos”.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Splash Family Festival: Cerveira promete um dia repleto de diversão para toda a família

O verão começa um pouco mais cedo em Vila...

Passeio Convívio Sénior 2026 leva seniores cerveirenses a Ribeira de Pena e Valpaços

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promove,...

Viana do Castelo abre concurso para manutenção do elevador de Santa Luzia

A Câmara de Viana do Castelo abriu hoje um...

 Prisão preventiva por furtos em estabelecimentos comerciais

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do...