Em 11 Abril, 2017 Por Em Empreende +, Rubricas - Artigos

Vetland Veterinários – um novo espaço a pensar na saúde dos animais

Sempre soube, desde pequena, que um dia queria ser veterinária e tinha nos cavalos a sua grande paixão.
Aos 28 anos Aniana Correia, natural de Caminha, acaba de concretizar o seu sonho de criança ao inaugurar ,na terra que a viu nascer, um consultório veterinário, um projeto que desenvolveu em colaboração com uma amiga e colega de curso, Sónia Sá, natural de Ponte da Barca.

A Vetland Veterinários, localizada num edifício junto ao Parque 25 de abril em Caminha, é um espaço pensado no bem estar dos animais. Dotado de uma série de equipamentos que permitem diagnósticos rápidos, o consultório aposta na prevenção, evitando desta forma a evolução de algumas doenças características dos animais.
Para além das consultas normais, vacinação e cirurgia dos tecidos moles, a Vetland proporciona outras especialidades, nomeadamente ortopedia que é exercida por um colega que vem a Caminha prestar este tipo de serviço.

“Trata-se do Dr. José Maria Loureiro Nogueira Guedes que é especialista em neurocirurgia, traumatologia e ortopedia. É ele que, sempre que necessário vem à Vetland assegurar esses serviço. Julgamos que esta parceria é uma mais valia porque evita que os animais se tenham que se deslocar para clínicas noutros locais como por exemplo Porto. Estamos a falar de um profissional com várias especializações ”, explica Sónia Sá.

O consultório possui serviço de ecografia abdominal, de eco-cardiografia e análises clínicas que permitem um diagnóstico rápido, “evitando desta forma que o animal tenha que estar à espera dos resultados que têm que ir ao laboratório. Essas análises são feitas cá e nós, em tempo record, conseguimos chegar ao diagnóstico. Temos equipamentos de analítica sanguínea que nos dão os resultados em sete minutos e às vezes até mais rápido”.
Outro dos serviços que o consultório possui é o Raio X digital que permite não só avaliar a parte óssea mas também os tecidos moles. “O facto de ser digital permite-nos ter um raio x quase imediato”.

O mesmo acontece em relação às ecografias que são feitas através de um ecógrafo que a Vetland possui.
“O nosso objetivo é conseguirmos fazer um diagnóstico rápido para que as pessoas possam saber logo o que é que o animal tem e não terem necessidade de vir no dia a seguir para saber resultados. A nossa prioridade é e será sempre o bem estar do animal e ao mesmo tempo ajudar os nossos clientes que são os donos desses animais. É importante apostar na prevenção de doenças porque algumas delas, infelizmente, são fatais para os animais, e isso consegue-se através de exames de diagnóstico. Daí este investimento”, explica.

O serviço de urgência e recobro também está assegurado no consultório.
Aniana Correia é especializada em cirurgia e Sónia Sá, que antes de tirar o curso de medicina veterinária trabalhou como zootécnica, é especializada nos exames de diagnóstico como por exemplo as ecografias ou eco-cardiografias.
Para além do curso de medicina veterinária, ambas possuem pós-graduações e o próximo passo será o doutoramento na área.

A Vetland está aberta de segunda a sexta-feira das 10 às 13 horas e das 15 às 20 horas. Ao sábado o consultório funciona das 10 às 13 horas.

Acerca de

Jornal C