12.5 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 18 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaProcura Turística do concelho atingiu novo Record em 2017

Procura Turística do concelho atingiu novo Record em 2017

A procura turística do concelho de Caminha voltou a aumentar no ano passado. Os Postos de Turismo do concelho – Caminha e Vila Praia de Âncora – registaram em 2017 uma subida de 7% no número de pessoas atendidas relativamente ao ano anterior, recebendo quase 40 mil visitantes. Cerca de um terço destes turistas são portugueses, havendo também novidades em relação à sua proveniência, com os EUA, Canadá e Austrália a aparecerem representados com alguma relevância entre os países de origem. Em quatro anos, este mesmo indicador (balcões de turismo) cresceu 35%, o que demonstra uma tendência consolidada da procura do concelho.

Os Postos de Turismo funcionam, na realidade, como um barómetro, uma vez que a maioria dos turistas não buscam informação nestes organismos. De qualquer forma, este é um valioso indicador, que vem confirmar a tendência que se verifica. Assim, em 2017, foram atendidas 39.134 pessoas. Em Caminha, o total foi de 18.592 turistas atendidas e em Vila Praia de Âncora o número foi um pouco superior, chegando aos 20.542 turistas.

Os valores atingidos no ano passado consolidam, na verdade, o crescimento registado nos últimos 4 anos, como referimos, período em que o número de turistas atendido nos nossos Postos cresceu 35%.

“Estes números dos nossos Postos de Turismo são apenas indicativos, a maior parte das pessoas que nos visitam não vão aos nossos balcões de atendimento. De todo o modo, são números muito positivos: o turismo no concelho volta a crescer pelo quarto ano consecutivo, cresce em Caminha e em Vila Praia de Âncora e a dependência do turismo nacional e espanhol vai-se esbatendo com o crescimento de turistas oriundos do centro da Europa, da América do Norte e da Austrália”, sublinha o presidente da Câmara, Miguel Alves.

Ainda em relação a 2017, de referir que 35% dos turistas atendidos são portugueses. De Espanha vieram 24% das pessoas e o terceiro lugar é ocupado pela França, seguida do Reino Unido (subida de 34% este ano), Alemanha (subida de 36%), enquanto a Holanda passou a ser o 6º país de origem dos nossos turistas, com uma subida de 55% neste último ano.

Destaque para a emergência de origens pouco habituais e que aparecem na lista. Dos Estados Unidos vieram 500 turistas atendidos – subida de 103% – e países como o Canadá e Austrália, com cerca de 300 turistas atendidos, apresentam crescimentos na ordem dos 200%.

Para Miguel Alves, “estes resultados demonstram que o concelho de Caminha segue o rumo certo, afirma a sua vocação turística e que o investimento em comunicação e eventos vem surtindo efeito. Vamos continuar a trabalhar com os recursos que temos e esperar que os números possam continuar a crescer porque isso ajuda a nossa economia a criar emprego e riqueza. O Turismo é a nossa principal industria e temos que a saber cuidar preservando a qualidade de vida de todos os que residem e trabalham diariamente no concelho de Caminha”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares